2 comentários sobre “Video: Omelete solar!

  1. Aqui no Ceará, a menos de 2° de Latitude Sul, onde o Sol dura quase o ano todo (este ano (2010), o inverno local (dias de chuva) durou 7 dias…), a energia solar tem uma potencialidade imensa. É pena que a ignorância da população e o desinteresse das autoridades não aproveite.
    Mas eu, sim: construí um forno solar que teve grandes resultados, por suas características. Eu o fiz sobre uma estrutura esférica, com o fundo espelhado e a cobertura transparente. Coloquei-o sobre um tripé, apoiando o corpo do forno num trilho, que girava, movimentado por um relógio mecânico, acompanhando o giro do sol. A grade, onde ficava a panela, ficava bem no centro. O aproveitamento do calor era de quase 100%, pois o calor luminoso, atravessando a cúpula transparente e convergindo, pela reflexão do fundo, para a grade, proporcionava temperatura suficiente para a cocção dos alimentos. Cheguei a fazer refeições completas ( arroz, feijão e carne guizada, com ovos fritos).
    Infelizmente, como o fogão ficava sobre um tripé, para lhe permitir o movimento de “girassol”, certa manhã, ao acordar, não o encontrei mais…
    Eu desisti de fazer os outros fornos, para evitar novos furtos! Êta, povo!

    Curtir

    1. Parabéns pela iniciativa! Com esta disponibilidade aproveitar a energia solar deveria ser obrigação!
      Não desanime! De o exemplo!
      Querendo é só entrar em contato, estamos disponíveis para conversar sobre o assunto…

      Curtir

Deixe um comentário