A Pleno Sol não está só!

Confiram esta matéria de 4 anos atrás! Uma das inspirações de Pleno Sol!

http://www.ider.org.br/blog/ider-blog/categoria/sem-categoria/biscoitos-em-forno-solar-e-novidade

E mais recentemente:

http://www.ider.org.br/historias/juventude-empreendedora

http://www.ider.org.br/blog/ider-blog/categoria/sem-categoria/biscoito-preparado-com-o-calor-do-sol

5 comentários sobre “A Pleno Sol não está só!

    1. Obrigado companheiros!
      Belíssimos refletores parabólicos vocês tem ai! Parabéns!
      Mantenha contato! Estou a disposição para debater cozimento solar.
      Até…
      Nicolau

      Curtir

  1. Caro Nicolau: Também resido em Fortaleza, para onde retornei em maio de 2009, depois de residir em vários estados do Brasil.
    Acho ótimo que você esteja pesquisando fornos solares. Uma sugestão, barata e prática: para fazer a camada refletora, procure nas vidraçarias retalhos de espelhos (as sobras dos espelhos vendidos, ou quebrados, se achar). Provavelmente, você as conseguirá de graça. Se não, compre os espelhos mais baratos, e um cortador de vidro. Corte os espelhos em pedaços sextavados (os que melhor combinam, numa estrutura curva, vonvexa ou côncava), e os combine, colando em suas parábolas de machê. Outra sugestão, para substituir o papel machê, seria fazer o forno em gesso ou cerâmica, para conseguir uma superfície bastante lisa. Mas, o mais eficiente mesmo, é um forno esférico, em vz de parabólico. Já fiz um, e rendeu muito calor. Dava até para fazer bolo!

    Curtir

    1. Obrigado pelas dicas Alberto! Vou experimentar!
      Como camada refletora (externa) tenho usado uma fita refletiva vendida em casas de ar-condicionado,pois são baratas, facílimas de aplicar, leves e com uma eficiência mais que aceitável! Já apliquei nesta última parábola de machê que ateia fogo em papel!
      A idéia de usar a papietagem e machê além da matéria prima ser reciclada tenho descoberto a leveza, resistência e elásticidade deste incrível material!
      O ponto focal mais distante do refletor é uma propriedade da parábola que me interessa para os futuros projetos.
      Não estou me defendendo, somente expondo meus motivos. Sujestões e dialogos sempre acrescentam! Obrigado por interagir e mantenha contato!
      Abraço
      Nicolau

      Curtir

Deixe um comentário