Desidratador Solar 24hrs, campanha de financiamento coletivo.

Link para a campanha no CATARSE: https://www.catarse.me/revolucao_solar

A Pleno Sol:

Fundada por Nicolau Bussolotti Francine em 2010, a Pleno Sol vem: desenvolvendo, difundindo e fabricando tecnologias para preparo de alimentos de forma saudável e sustentável. Com foco nos Fornos Solares e Desidratadores de Alimentos elétricos, solares e híbridos (solar & elétrico).

Os fornos solares são dispositivos simples que aproveitam a energia solar para atingir altas temperaturas (podendo superar 200°C), assim se prepara todo tipo de alimentos sem gastos com energia e com grandes vantagens gastronômicas e nutricionais por se tratar de um processo, hermético, delicado e homogêneo, conservando assim aroma, cor, sabor e nutrientes.

Os desidratadores fazem a remoção da umidade dos alimentos sob temperatura controlada (entre 35-65°C) proporcionando um produto com grande durabilidade, fácil de transportar e mantendo os nutrientes.

Além do desenvolvimento e fabricação destas tecnologias a Pleno Sol também difunde seu conhecimento através de palestras e cursos onde ensina a construir e utilizar desidratadores e fornos solares de baixo custo.

Nossos produtos:

Atualmente fabricamos Fornos Solares e Desidratadores de alimentos elétricos, solares e híbridos (solar & elétrico). Confira lá embaixo, no final deste texto, a lista completa com links para mais detalhes.

Desidratadores Ecoeficientes: são desidratadores elétricos com soluções de design para redução no consumo de eletricidade, dentre elas a possibilidade de aproveitar o sol! Mas são ótimos equipamentos mesmo para quem mora em apartamento ou não tema área ensolarada em casa.

Desidratadores híbridos: são equipamentos que podem tanto funcionar somente com energia solar quanto com energia elétrica. Contam com painel fotovoltaico para acionamento das ventoinhas e do termostato. Ideal para que busca uma desidratação de qualidade com autonomia energética.

Fornos Solares: com eles poderá assar cozinhar aquecer e desidratar aproveitando a energia do sol, sem se preocupar em queimar e com resultados mais nutritivos e saborosos! Disponíveis em duas linhas CATASSOL, forno solar de alta performance para quem deseja um dispositivo potente e durável, asse pães em 1 hora sem gastar com energia! E MULTSOLAR, fornos solares versáteis muito simples de usar e com ótimos resultados!


A novidade:

Que tal um desidratador/forno solar que funcione dentro da cozinha e até de noite?

Até então desenvolvemos equipamentos de insolação direta com coletor solar integrado e de uso momentâneo, ou seja, vc coloca todo o forno ou desidratador exposto ao sol, com alimento dentro, para que a luz solar incida sobre ele e gere o calor necessário, funcionando somente durante um certo período dos dias ensolarados

Agora estamos propondo um novo conceito de aproveitamento solar, para o preparo e conservação de alimentos, com insolação indireta e uso contínuo. Ou seja, o coletor solar pode ficar no telhado e o equipamento com alimento dentro da cozinha, uma Revolução Solar!

Não é uma invenção minha e sim uma inovação que elaborei juntando ideias e conceitos já testados. Existem sistemas muito parecidos em funcionamento mundo a fora. Tendo como principal inspiração a cozinha solar do hospital GAVIOTAS, um sistema que roda com óleo a temperaturas altíssimas!

Veja abaixo um diagrama do Forno Solar do hospital GAVIOTAS na Colômbia:

Link p/ descrição do sistema da cozinha solar do Hospital “GAVIOTAS”.

Venho “namorando” esta ideia desde minhas primeiras pesquisas durante a faculdade. Mas a principal motivação para elaborar e confeccionar este protótipo nasceu ano passado. Quando um parceiro, integrante de um grande Instituto que trabalha com questões Socio-Ambientais, levantou a demanda por um sistema com tais características. Ele pontuou a necessidade de um sistema Híbrido (solar & lenha) para uso em comunidades isoladas da amazônia que precisam beneficiar colheitas e conquistar mercado. Eles tem recursos para instalar este sistema, mas precisam de uma ideia mais sólida para desenharmos uma proposta. Hj eles usam lenha como fonte de energia mas isso requer muita mão de obra para manter o fogo aceso e não há controle de temperatura. Nosso sistema terá controle de temperatura automatizado e, mesmo quando funcionando a lenha, o fogo não precisa ficar aceso durante todo o processo, somente até a água do boiler (reservatório com isolamento térmico) aquecer.

A tecnologia:

O protótipo consiste e um sistema composto por um aquecedor solar de água de alta performance, que atinge mais de 90°C (disponível no mercado) e um Desidratador Híbrido (solar & elétrico fabricado aqui na oficina Pleno Sol) que irá aproveitar a água quente para aquecer o ar interno e assim desidratar os alimentos. Com o tamanho correto poderá acumular e conservar um volume de água quente suficiente para funcionar durante a noite.

Usar óleo como fluido seria mais interessante, pois é estável a temperaturas maiores, a água ferve a 100°C e estabiliza a temperatura, o óleo poderia atingir 180°C sem alterar seu estado. Porém se eu colocar óleo no sistema para água os componentes iriam queimar, pois são feitos para suportar até 100°C. Os testes com óleo ficam para a próxima fase.

A construção desta primeira unidade tem como objetivo fornecer dados para fabricação de um modelo comercial.

As possibilidades:

Este primeiro protótipo, além de desidratar, poderá: fazer cozimento lento a temperaturas controladas, manter temperaturas precisas para processos de fermentação (iogurte, kefir, pão, alho negro, etc.), aquecer e manter alimentos quentes.

Uma das vantagens é que este sistema poderá ser aplicado em estabelecimentos que já contam com aquecedor solar de água de alta performance.

Estágio atual:

O protótipo já esta em fase avançada de fabricação. O aquecedor de água já esta no telhado e estou coletando os primeiros dados de desempenho. Já tenho a mangueira que vai levar a água quente até a cozinha.

Faltam alguns componentes para o desidratador como bomba de água para alta temperatura, serpentina para troca de calor e sistema de suporte para aquecimento elétrico. Falta tbm o isolamento térmico para a tubulação de água quente.

Alguns componentes de monitoramento para coleta de dados e avaliação de desempenho também são importantes como: medidor de consumo elétrico, termômetros com datalogger (registro de variação da temperatura ao longo do tempo).

Recompensas, clique no link para saber mais:

  • Mini-cursos:
    • “Aprenda a fazer e utilizar um Forno Solar”
    • “Aprenda a fazer e utilizar um Desidratador Solar”

    Serão duas atividades on-line, com possibilidade de participação presencial, uma sobre desidratador e outra sobre forno solar, onde ensinarei a confeccionar e utilizar os equipamentos. Se não puder participar na data a ser marcada disponibilizaremos o vídeo e marcamos uma hora para tirar suas dúvidas por ligação de voz ou vídeo.

  • Produtos Pleno Sol:
    • Forno Solar de Painel;
    • Desidratador solar;
    • FORNOS SOLARES 2 EM 1 (Desidratador e forno solar):
      • MINI-MULTSOLAR;
      • MULTSOLAR
    • FORNOS SOLARES DE ALTA PERFORMANCE:
      • CATASSOL COMPACTO;
      • CATASSOL;
      • CATASSOL COLOSSAL;
    • DESIDRATADORES ECOEFICIENTES:
    • DESIDRATADORES HÍBRIDOS (solar & elétrico):
      • P.S_6
      • P.S-12
      • Novo! DESIDRATADOR HÍBRIDO 24H

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s