Pleno Sol irradiando: oficina de cozimento solar

Assumindo a responsabilidade de divulgar e difundir o cozimento solar, a Pleno Sol realiza sua primeira oficina de cozimento solar.

Uma breve conversa com um grupo de pessoas que participavam de um mini-curso sobre sistemas agroflorestais com o grupo SAF-Pyracykaua da ESALQ-USP. Além de um curto histórico do uso da energia solar também foram levantados alguns aspectos políticos, econômicos e sociais.

Algumas questões foram levantadas pelo grupo, como a possibilidade de armazenar a energia para uso posterior, à noite. Coloquei que neste tipo de forno solar o cozimento só é possível durante o período de insolação, mas que o ato de cozinhar é uma forma de armazenamento de energia, a partir do momento que transformamos um alimento, como a massa que vira biscoito, a energia empregada neste beneficiamento solar fica armazenada no alimento esperando para ser devorada em outro momento.

Alguém do grupo tinha ouvido que não era aconselhável o cozimento de carne no forno solar. Nas minhas primeiras pesquisas também já havia me deparado com este boato, mas nas literaturas mais confiáveis a carne sempre entra na vasta lista de alimentos com potencial para cozimento no forno solar.

A pequena conversa foi o suficiente para despertar a curiosidade de alguns e sanar leves dúvidas de outros, mas já é um grande passo para minha/nossa entrada no caminho da irradiação da cultura do cozimento solar.

Anúncios

2 comentários sobre “Pleno Sol irradiando: oficina de cozimento solar

  1. Muito bom meu brother!!!
    Parabens pelos trampos
    vamos puxar uma oficina ???
    tem um pessoal que está PRECISANDO de uns auxilios nesse nipe

    abração!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s