Utilização, Forno Solar P.S. Multiuso.

Utilização

Forno Solar P.S, Multiuso 2013

O Forno Solar P.S. Multiuso é muito fácil de operar, uma vez que pode funcionar sem a presença do usuário.

A máxima do cozimento solar, com fornos solares tipo caixa, é: “Comece cedo e não se preocupe em queimar!”.

Apesar de a comida ficar o dobro de tempo no Forno Solar, em relação ao forno convencional, ele permite que o usuário execute outras tarefas durante o cozimento, até mesmo sair de casa sem preocupação! Ao voltar, a comida esta pronta e se mantém quente por horas!

Tudo é preparado ao vapor! Este processo mais delicado conserva o sabor, aroma e nutrientes dos alimentos.

Para utilizar um Forno Solar P.S. Multiuso é importante entender seu funcionamento.

[Como Funciona o Forno Solar P.S. Multiuso?]

Na prática!

O Sol

  • O primeiro ingrediente deve ser o SOL!
  • Aguarde o dia correto para utilização de seu Forno Solar, estes dias são maioria durante o ano! Acompanhe a previsão do tempo.
  • Não é preciso um dia de sol escaldante, basta que as nuvens deixem o Sol brilhar ao menos 20min por hora.
  • Mesmo em dias e regiões frias, o Forno Solar funciona normalmente, em geral no Brasil, a temporada de cozimento solar é no inverno durante a estiagem, nesta época o Sol é mais brando, porém garantido!
  • Usar o Forno Solar no verão é ótimo por evitar o aquecimento extra da casa, ao não acender o forno de gás na cozinha.
  • Todas as regiões do Brasil têm sua temporada de Cozimento Solar, umas mais longas que outras.

    Confira o potencial de sua região nos [Mapas Solarimétricos].

ATENÇÃO! Planeje seu dia!

  • O horário de funcionamento do Forno Solar varia de acordo com a época do ano e da região, em geral no período entre 9 e 14 horas.
  • É possível a colocação de comida congelada ou resfriada bem antes de o Sol bater no Forno solar, pois este mantém a comida resfriada até o Sol chegar,  descongelando delicadamente o alimento.
  • Lembre-se “Comece cedo e não se preocupe em queimar!”.

  • Aprenda errando, com a prática tudo fica mais fácil.

 

-Conduzindo seu Forno Solar:

O Forno Solar tem seu melhor desempenho quando posicionado de frente para o Sol e com seu refletor ajustado para lançar o máximo de luz no interior do forno. Com o caminhar do Sol no céu ao longo do dia, devemos reorientar o Forno Solar e o refletor para o melhor aproveitamento da insolação de dado momento. Para manter a potência máxima devemos reorientá-lo a cada 30-40min.

Mas não é preciso dar tanta atenção para que o Forno Solar funcione satisfatoriamente. Uma das melhores qualidades deste equipamento é a possibilidade de funcionamento sem a presença do usuário; basta começar um pouco mais cedo, posicioná-lo de forma adiantada e relaxar, ficando livre para realizar outras tarefas até mesmo fora de casa.

DICA! Para saber a posição ideal, oriente-se pela sombra da haste de ajuste do refletor. Mantendo-a paralela à lateral do Forno Solar.

 

-O Alimento:

  • Como toda forma de preparo de alimentos, o cozimento solar tem suas diferenças. É como acertar o “arroz de microondas” ou acender a churrasqueira, tem que “pegar o jeito”! Mas logo verá como pode adaptar seu jeito com o cozimento solar!
  • Usando o Forno Solar você pode reduzir o esforço na preparação das refeições. Com o Cozimento Solar é bom começar cedo, mas depois de colocar tudo no Forno Solar é só relaxar! E pode tirar a comida pronta quando lhe for mais conveniente, ele manterá a comida quente e saudável, sem queimar!
  • Grande parte das receitas é preparada com melhores resultados qualidade e velocidade, dentro de uma panela fina, escura e bem tampada, como por exemplo, as atiaderentes ou esmaltadas. Com exceção apenas dos biscoitos e torradas. Até mesmo os pães e bolos são assados dentro da panela tampada!!
  • Nenhum tipo de alimento precisa ser mexido durante o preparo no Forno Solar, nem mesmo geleias, doces ou refogados! Mas você pode abri-lo rapidamente para espiar o andamento da refeição!

 

Assando:

  • Carne, peixe e frango, que ficam bem mais suculentos e macios do que os preparados no forno convencional, faça-os, sempre, dentro das panelas tampadas sem adição de água, com tempero a gosto.
  • Pão, pão de queijo, torta e bolo ficam muito macios e com aroma fantástico, também, preparados dentro das panelas untadas e tampadas. Não pegam cor com muita facilidade, às vezes, podem estar prontos e não parecer, para bolos espete um palito de dente, que deve sair seco, no caso dos pães bata no fundo da panela até soar oco!
  • Biscoitos podem ser feitos direto no “tabuleiro” (conversor) sem cobrir.
  • Pode-se assar tudo mais que se costuma fazer no forno convencional, em geral dentro das panelas tampadas!

Cozinhando:

  • Legumes e vegetais, não adicione água, cozidos no próprio vapor preservando aroma, sabor e nutrientes. “Grande parte dos nutrientes são hidrossolúveis, “laváveis” pela água, no cozimento solar os nutrientes se mantem impregnados no alimento.”
  • Grãos feijões, lentilhas, grão de bico etc.  deixe de molho na noite anterior para amolecer, adicione quantidade de água de costume; para os mais difíceis de cozinhar, reoriente o Forno Solar a cada 30-40 min, para manter potência máxima.

O infográfico abaixo mostra o tempo estimado para o preparo de grandes porções de alimento, diminuindo a quantidade o preparo é mais rápido!

  • Tempo médio de cozimento em forno solar tipo caixa para 2 quilos de alimento.

    Tempo médio de cozimento em forno solar tipo caixa para 2 quilos de alimento.

Aquecendo:

  • Pode aquecer o prato feito, tampado com outro prato ou tampa escura de panela, ou usando as panelas tampadas, não adicione água.

Grelhando:

  • Para conseguir um tom dourado, coloque pequenas porções dentro das panelas tampadas, começando cedo até os horários do Sol mais alto.

Desidratando:

  • O Forno Solar P.S. Multiuso funciona como desidratador de frutas, legumes, verduras, fungos etc.
  • Com o Kit-Desidratador fica muito fácil secar alimentos, levante o anteparo que mantem a porta de vidro entreaberta, permitindo a saída do vapor e entrada de ar frio e seco, coloque o alimento na tela p/ desidratação e mantenha exposto ao sol. Um período de insolação é o suficiente para secar uma dúzia de bananas.

Image

Saiba mais em:

[Como Funciona o Forno Solar P.S. Multiuso?]

 

Como Comprar?
(clique aqui)  .

como comprar?

Anúncios

3 comentários sobre “Utilização, Forno Solar P.S. Multiuso.

    1. Olá Elizabeth!
      Bem vinda!
      O Forno Solar funciona hermeticamente fechado pelo vidro sem deixar o vapor sair (conservando sabor e aroma) e nem insetos entrarem! Só utilizamos o Forno Solar entreaberto para desidratação de frutas, mas abrindo apenas alguns milímetros e sempre com ele quente, o calor que sai do forno espanta os insetos!
      Abraço
      Disponha
      Nicolau

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s