Cartilha do usuário: CATASSOL COMPACTO

Cartilha do ususário-CATASSOL COMPACTO

Arquivo em PDF: Cartilha do usuário- CATASSOL COMPACTO

 

# INTRODUÇÃO-Pôr que?

Utilizando o “Forno Solar de Alta Performance: CATASSOL COMPACTO” além da redução no consumo de outras fontes de energia, existem vantagens gastronômicas!

As características do CATASSOL COMPACTO contribuem para obtermos pratos muito mais suculentos, saborosos e nutritivos!

-Como?

O CATASSOL COMPACTO, concentra e transforma a energia do sol em calor à altas temperaturas. A energia solar é conduzida para o interior do forno pelos refletores e transformada em calor pela assadeira interna, que pode atingir mais de 200°C! O vidro completa a armadilha aprisionando o calor gerado.

-Quando?

Naturalmente um Forno Solar precisa de sol para funcionar! Mas você não precisa estar no deserto para ele esquentar. Ele pode ser usado de norte a sul do Brasil, desde que no dia e horário certos!

Basta um dia claro, pode haver algumas nuvens, mas o sol deve brilhar pleno por pelo menos 20min a cada hora. Aguarde o dia correto para utilização de seu Forno Solar, estes dias são a maioria durante o ano! Acompanhe a previsão do tempo!

Obviamente ele não funciona a noite e o horário mais quente do dia é ao meio-dia, mas você poderá usá-lo das 9 às 15hrs! É o suficiente para três ou quatro fornadas!

>INÍCIO-Montagem/desmontagem do refletor

O CATASSOL COMPACTO tem refletores retráteis que devem ser “armados” (montagem) para que o equipamento possa funcionar e pode ser “desarmado” (desmontagem) para transporte. Este processo pode ser feito por uma pessoa mas, principalmente nas primeiras vezes, recomendamos realizar em duas pessoas:

1] Levante as abas 1,2 e 3 (nesta ordem), abaixe a aba 2, abra os triângulos da 1 e as dobradiças da 3 e fixe o primeiro parafuso unindo a dobradiça da 3 ao orifício da 1.

2] Levante a aba 4 e fixe no orifício do triângulo da aba 1.

3] levante a aba 3 e fixe os orifícios dos triângulos nas dobradiças restantes. Siga o processo inverso para desmontar.

-Mira, posicionamento em relação ao sol:

O equipamento foi desenhado para aproveitar ao máximo a energia solar, mas para isso ele deve estar devidamente posicionado em relação ao sol, sem sombras no interior, para atingir as temperaturas máximas. Em sua lateral existem orifícios, onde se encaixa um pino, que devem ser utilizados para inclinar o CATASSOL COMPACTO em direção ao sol.

Observe a etiqueta de orientação no equipamento que diz: [Sobreponha o “v” de luz com a marca vermelha, para mirar o equipamento na posição ideal.]

Mas não se preocupe, a maioria dos preparos fica pronto com apenas um reajuste! Mire o CATASSOL COMPACTO a cada 35min para os melhores resultados.

+UTILIZANDOComo toda forma de preparo de alimentos, o cozimento solar tem suas características próprias. É como acertar o “arroz de microondas” ou acender a churrasqueira, tem que “pegar o jeito”! Mas logo você verá como pode adaptar seu jeito de cozinhar com o CATASSOL COMPACTO!

Grande parte das receitas são preparadas com melhores resultados, qualidade e velocidade, dentro de uma panela fina, escura e bem tampada, como por exemplo, as antiaderentes ou esmaltadas, com exceção apenas dos biscoitos e torradas. Até mesmo os pães e bolos são assados dentro da panela tampada!!

Nenhum tipo de alimento precisa ser mexido durante o preparo no Forno Solar, nem mesmo geléias, doces ou refogados!

Assando:

Carnes, peixes e frangos, ficam bem mais suculentos e macios do que os preparados no forno convencional. Faça-os, sempre, dentro das panelas tampadas sem adição de água, com tempero a gosto.

Pães, pão de queijo, tortas e bolos, ficam muito macios e com aroma fantástico, também, preparados dentro das panelas untadas e tampadas. Aproveite os horários mais quentes do dia para melhores resultados.

Biscoitos, torradas e pizzas podem ser feitos em assadeira escura sem cobrir.

Pode-se assar tudo mais que costuma fazer no forno convencional, de preferência dentro de panela tampada!

Cozinhando:

Legumes e vegetais, não adicione água. São cozidos no próprio vapor, preservando aroma, sabor e nutrientes.

Grãos, feijões, lentilhas, grão de bico etc,  deixe de molho na noite anterior para amolecer, adicione quantidade de água de costume. Para o arroz, siga a receita do fogão convencional.

ATENÇÃO!-Siga as etiquetas de orientação no equipamento.

-Mantenha o vidro e o refletor limpos! O acúmulo de sujeira nestes componentes diminui a potência do Forno Solar.

-Evite abrir-lo durante o uso para evitar a perda de calor.

-Não desista fácil, com a prática terá ótimos resultados!

 

Nos ajude a aperfeiçoar este material! Deixe seu comentário ou escreva para info@plenosol.com

Banner_conheça os forno solares

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s